sábado, 12 de março de 2016

APRAM ORIENTA SOBRE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA ASSOCIADOS

Começou dia 1º de março e segue até 29 de abril a entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) 2016. Os associados da APRAM já podem realizar a entrega da documentação de segunda a sexta, das 08 às 12h, na secretaria da associação em frente ao 2ºBPM.

Ivonete Carvalho, contadora da entidade, informa que os associados que declararam na APRAM em 2015 e que não alteraram dados bancários, endereço, estado civil e número de filhos basta trazer o Informe de Rendimentos da fonte pagadora, Informe Emitido pela Agência Bancária e comprovante de aquisição de bens e despesas. "Este ano também é preciso enviar o CPF do cônjuge e dos filhos maiores de 14 anos. É importante fazer o processo o quanto antes para evitar a sobrecarga dos últimos dias quando o sistema costuma ficar congestionado", alertou.

Este ano ficam obrigadas a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 (Vinte e Oito Mil, Cento e Vinte e Três Reais e Noventa e Um Centavos) em 2015. Quem não entregar a declaração no prazo estabelecido pagará multa mínima de R$ 165,74 ou 1% ao mês sob fração de atraso. Já o contribuinte que cair em malha, deverá pagar imposto suplementar e percentual sobre valor lançado pela receita federal.

Para quem vai declarar pela primeira vez na APRAM  deve providenciar CÓPIA da seguinte documentação:

- CPF;
- Título de Eleitor;
- Banco, Agência e Conta;
- Comprovante de Endereço;
- Comprovante de despesas com saúde e educação;
- Documentos de bens adquiridos em 2015 com nome e CNPJ da empresa que vendeu;
- Relação dos dependentes, com data de nascimento e CPF (obrigatório acima de 14 anos);
- Telefone para contato;
- Informe de Rendimentos emitido pela agência bancária;
- Informe de Rendimentos (Se servidor do estado retirar no endereço: http://servicos.searh.rn.gov.br/searh/dirf?escolha=1).

INFORMAÇÕES: 33122309 ou 988309372 - Ivonete Carvalho.


0 comentários:

Postar um comentário