segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EFETIVO REDUZIDO DA PM EM MOSSORÓ OCASIONA PROBLEMAS


O número aproximado de policiais lotados hoje nos dois batalhões de Mossoró varia em torno de 600, incluindo os militares que trabalham nas cidades vizinhas e são subordinadas as duas unidades mossoroenses.
Esse número está muito aquém do ideal, segundo o presidente da associação que representa os praças de Mossoró e região Oeste do RN, Soldado Clayton Jadson(Foto), deveria, no mínimo, dobrar o quadro atual.
O segundo batalhão da cidade foi inaugurado no fim do ano passado com a promessa de incrementar o efetivo de Mossoró e região, o que, na prática, não aconteceu. A nova unidade simplesmente dividiu a estrutura do antigo batalhão.
Jadson alerta para a necessidade de se reforçar o efetivo da PM em Mossoró e região, bem como noutras cidades do interior norte-rio-grandense.
O efetivo total da PM no Rio Grande do Norte é de aproximadamente 10 mil homens, sendo boa parte desse pessoal lotado na região metropolitana do Estado, prejudicando as cidades do interior.
Devido a esse número reduzido, muitas cidades do interior usam escalas não recomendadas por especialistas. Os policiais são forçados a trabalhar em regimes desgastantes. O normal é a escala que prevê 24 horas de trabalho e 72 de folga.
Seguindo essa linha, utiliza-se também uma escala reduzida, dividia em duas partes, onde o PM trabalha 12 e folga 24, retomando 12 horas de trabalho e folgando por mais 36.
Devido a esse número reduzido de policiais, algumas unidades trabalham numa escala de 24 horas diretas com folga de apenas 48, retirando 24.
Jadson lembra que a entidade inclusive já ganhou ações judiciais contra o Governo do Estado devido essas escalas.


Diárias da Operação Verão não foram pagas
Os policiais que foram escalados para trabalhar entre o fim de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano ainda estão esperando pelo pagamento das diárias operacionais. A previsão do Governo do Estado era que o pagamento fosse feito logo após o término das atividades.
A Operação Verão foi montada para garantir a segurança nas cidades litorâneas, que costumam receber milhares de visitantes todos os anos.
A Associação de Praças de Mossoró e Região pretende encaminhar um ofício ao comando-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte cobrando providências quanto à quitação dessas dívidas, que a exemplo de outras operações de caráter extra, demoraram para serem pagas aos militares.
Concomitante com essa ação, a entidade vai aguardar o pronunciamento sobre o pagamento das diárias do Carnaval também. Caso haja atraso, assim como ocorre na Operação Verão, será encaminhado também documento referente.


Fonte: Jornal De Fato

0 comentários:

Postar um comentário