quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Audiência entre governo e entidades representativas da PM é confirmada

Mais um passo será dado em favor da aprovação do subsídio para policiais e bombeiros militares potiguares, assim se espera após a confirmação da audiência com o chefe da casa civil, Dr. Paulo de Tarso (foto), para o dia 16 de agosto, às 17h. A audiência foi um atendimento ao ofício encaminhado pelas entidades representativas da PMRN no final de julho.
“É importante que a categoria entenda que esse é apenas mais um passo e nada foi oficializado. Precisamos continuar lutando e nos mobilizando para conseguir o que queremos e merecemos de forma mais rápida. É importante que todos estejam no ato público que será realizado no dia 25 de agosto – Dia do Soldado – em frente a ACS, para mostrarmos que estamos dispostos a lutar por essa conquista”, lembrou o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN.

Histórico

A campanha pela melhoria salarial e mudanças nas legislações que regem o serviço dos policiais e bombeiros militares foi iniciada, em 12 de março, com a realização da primeira assembleia geral unificada da categoria. Desde então se passaram cinco meses sem nenhuma definição se as propostas serão acatadas e os projetos encaminhados à Assembleia Legislativa.
Na primeira assembléia a categoria deu um prazo de trinta dias para o início das negociações com o governo e para criação do subsídio com uma tabela de escalonamento na qual o soldado receberia 30% do salário do coronel com uma diferença de 5% a cada graduação. Nessa proposta o salário do coronel seria de R$ 17.237 e o do soldado de R$ 3.792,14. O mesmo prazo também havia sido definido para a entrega das propostas do novo Estatuto dos Militares Estaduais e do Código de Ética e Disciplina.

O primeiro contato com a governadora Rosalba Ciarlini foi feito, em 17 de março, com apresentação das principais reivindicações da categoria. Na oportunidade a governadora solicitou paciência e compreensão dos militares e reconheceu a necessidade de diversas melhorias para a categoria. A partir de então várias reuniões foram realizadas entre o Comando Geral e as entidades representativas e o Comandante Geral, Cel Araújo, foi escolhido como responsável para intermediar as negociações e a construção de uma proposta única e consensual entre praças e oficiais. A proposta de consenso manteve sugestão da tabela de escalonamento em que o soldado receberia 30% do salário do coronel, com uma diferença de 5% a cada graduação.

A segunda assembléia aconteceu em 20 de maio, dessa vez junto com os oficiais, onde foram dados mais trinta dias para que o governo estadual se pronunciasse sobre as reivindicações da categoria.  A primeira reunião oficial com o governo aconteceu, em 14 de junho, com a presença do secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, do comandante da Polícia Militar, Cel. Araújo e das entidades representativas da categoria. Nessa reunião foi entregue a proposta de subsídio. A proposta também foi encaminhada para o Chefe da Casa Civil.
Na última assembléia geral, realizada em 18 de junho, foi declarada assembléia permanente e logo após, no dia 21, foi realizado um ato público em frente à Assembléia Legislativa com o objetivo de conseguir o apoio dos deputados estaduais.
No momento a proposta está sendo analisada pela Consultoria do Estado e depois seguirá para a equipe econômica e em seguida para apreciação da Assembléia Legislativa.

Fonte: ACS-PMRN

Nota: A APRAM fica satisfeita pelo recebimentdas das entidades e espera que o governo realmente esteja sensibilizado com a situação e sinalize positivamente aos pleitos dos militares estaduais. 



2 comentários:

Paulo Paulada disse...

Meus Camaradas, eu fico imsginando o tamanho da barriga de Rosalba e do cmte da PM-RN, assim como de seus acessores para conseguir empurrar essa causa há tanto tempo e ainda muito mais pela frente. Tá na hora de dar um basta, pois isso só beneficia algums presidentes de associações que visam as próximas eleições.
Já nos deram os "brinquedinhos" com os quais eles nos enganam todos os anos: Carrinhos de policia novinhos, fardinhas camufladas e bôinas, Taser,e ainda umas tabelinhas de soldos com as quais saimos ás lojas fazendo planos junto com nossas inocentes famílias, coletinhos, etc. Se estamos mostrando para esse povo que está tudo bem, por que achamos que eles vão nos dar algum reajuste salarial?? Isso me faz lembrar aquela velha musiquinha : "MARCHA SOLDADO, CABEÇA DE PAPEL..."!!

Associação de Praças de Mosssoró e Região. disse...

As entidades também não concordam com a morosidade do governo diante de nossas reivindicações, porém, uma cobrança mais efetiva só será feita com o apoio de toda a tropa. Uma coisa é chegarmos para uma reuniao com o governo com 6 representantes de praças, outra coisa é chegar esses mesmos 6 com outros 1.000 na calçada exigindo uma resposta. Venha e JUNTE-SE A NÓS!!! DIA 25/08, MOBILIZAÇÃO EM NATAL. SUA PARTICIPAÇÃO É ESSENCIAL NESSA LUTA!!

Postar um comentário