terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ANASPRA GANHA ELEIÇÃO E MANTÉM ASSENTO NO CONASP

A ANASPRA (A Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros) conseguiu manter a cadeira no CONASP (conselho nacional de segurança pública) órgão ligado ao ministério da justiça. A votação aconteceu nesta última sexta-feira (30), quando foram eleitos os conselheiros para o biênio 2013-2014. 
Entre todos os conselheiros votados, a ANASPRA foi a cadeira mais votada. Conseguindo 32 dos 37 votos totais. A votação aconteceu de forma cruzada, onde as entidades da sociedade civil votam numa entidade de representação da sociedade civil e numa entidade de representação de trabalhadores e vice-versa.
O Conselho Nacional composto por 12 representações da sociedade civil organizada eleitos, 09 representações de trabalhadores eleitos e 09 representações de gestores indicados pelo Poder Público,  foi criado em dezembro de 2010 e tem a função  de formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade, além de atuar na articulação e controle democrático da segurança pública em todo o Brasil.
Criada em setembro de 2007 a Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros, é um dos membros mais atuantes dentro do CONASP e  já apresentou diversos requerimentos e proposições ao Conselho em defesa da dignidade, respeito e valorização da categoria.  Entre as proposições que representam as demandas da categoria, é possível citar o fim da prisão da administrativa, a criação de matrizes nacionais para os Estatutos e Códigos de Ética das polícias estaduais uniformizando aos princípios dessas legislações e modernizando-as de acordo com os princípios constitucionais de nossa sociedade democrática, além de participar da elaboração das Diretrizes Nacionais dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública e defender abertamente a temática polêmica da desmilitarização das polícias estaduais. 
O Presidente da ANASPRA, Sd Pedro Queiroz (PM/CE), agradece a todos as entidades pela confiança e afirma que o trabalho continua no Conselho em defesa da nossa categoria. Além disso, parabeniza ao Sargento Heder Martins, atual representante no CONASP, e Sub-Tenente Gonzaga (PM/MG), primeiro representante da ANASPRA no CONASP pelo excelente trabalho e dedicação empenhada nessa missão de valorização dos profissionais de segurança pública junto ao CONASP.
Para o Sargento Eliabe Marques, Diretor da ANASPRA - Regional Nordeste e presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN - ASSPMBM, essa vitória representa a vitória das praças militares estaduais de todo país, “pois o CONASP é um fórum importante para defendermos as nossas demandas no tocante a valorização profissional e a ANASPRA através do Sargento Héder Martins (MG) tem feito isso com muita firmeza. Parabéns a todos que contribuíram para mais essa importante conquista”. Acrescenta o Sargento Eliabe.   
A posse da nova gestão ocorrerá no dia 07 de dezembro no Ministério da Justiça em Brasília.
Fonte: ASSPMBMRN

0 comentários:

Postar um comentário