quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

LUTA PELA VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS É ELEITA PRIORIDADE NA NOVA GESTÃO DA ANASPRA

Por ASSPMBM/RN - Os resultados da primeira reunião de 2015, entre os diretores da Associação Nacional de Praças (ANASPRA) foi realmente significativo para policiais e bombeiros militares de todo o Brasil. Isso porque, durante o encontro realizado nos dias 19 e 20 deste mês, em Brasília, já ficaram definidos os pontos principais da pauta de lutas a serem defendidas pelas entidades representativas ao longo deste ano. As reivindicações passam, agora, a ter foco no reconhecimento da cidadania, da dignidade e do respeito aos direitos humanos dos profissionais da segurança pública, além de contemplar o resgate da autoridade policial.
Em torno de tais diretrizes, a diretoria executiva da Associação Nacional definiu um conjunto de ações afirmativas para a atual gestão.
1- Desvinculação do Exército;
2- Fim da pena de restrição da liberdade, com a aprovação do Projeto de Lei 7.645/2014;
3- Criação de uma lei federal que estabelece a jornada de trabalho dos policiais e bombeiros militares com carga horária máxima de 40 horas semanais;
4- Acesso único com terceiro grau;
5- Ciclo completo de polícia, através da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 431/2014;
6- Aprovação da “PEC das Associações” (Proposta de Emenda à Constituição 443/2014) que estabelece imunidade tributária às associações militares.
Para o presidente da ASSPMBM/RN, Eliabe Marques, que, na ANASPRA atua como 2º vice-presidente, a pauta elencada pela Associação Nacional caminha de acordo com as demandas dos militares estaduais do RN. “A pauta estabelecida pela ANASPRA se reflete diretamente nas nossas demandas locais, a exemplo do estabelecimento de uma jornada de trabalho, e da do fim da pena de restrição de liberdade, que está presente novo Código de ética proposto pelas associações representativas do nosso Estado”, explica.

Ações Futuras

A próxima reunião de diretoria da Anaspra ficou marcada para os dias 24 e 25 fevereiro e vai coincidir com a homenagem aos policiais e bombeiros militares mortos em decorrência da profissão. Evento esse, que que será realizado no dia 25 de fevereiro, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG).
A diretoria ainda decidiu pela realização de um Encontro Nacional de Entidade Representativas (Enerp) em 2015, com data e local a ser definidos. Durante a reunião de diretoria de fevereiro, as entidades estaduais vão poder apresentar candidaturas para sediar o Enerp.
Através do mandato do deputado Subtenente Gonzaga, a diretoria da Anaspra vai buscar uma reunião com secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, (Senasp/MJ), Regina Miki, com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, com a chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ministra Ideli Salvatti, e com os membros da Comissão Nacional de Verdade (CNV). O objetivo é apresentar a pauta dos praças do Brasil e as propostas de mudanças na segurança pública.
Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, a representação da Anaspra, exercida pelo presidente Lotin, participa de reunião no Conselho Nacional de Segurança Pública em Brasília.


0 comentários:

Postar um comentário