sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CHEGA AO FIM A GREVE DA PM E BOMBEIROS NO CEARÁ


Após quase quatro horas de reunião no Palácio da Abolição e votação em assembleia, chegou ao fim, na madrugada da última quarta-feira, a greve dos Policiais Militares e Bombeiros do Ceará, que começou no dia 29 de dezembro.

Líderes grevistas e representantes do governo chegaram a um documento final com os termos do acordo após longa reunião. A proposta foi levada diretamente para votação em assembleia. O acordo foi votado e aprovado item por item por PMs e bombeiros, que aguardavam no quartel da 6ª Companhia do 5º Batalhão, onde estiveram reunidos desde o início do movimento.


O documento foi assinado pelos presentes e líderes do movimento grevista: cabo Flávio Sabino, Pedro Queiroz, e capitão Wagner Souza. Além disso, assinaram o documento Fernando Oliveira, representante de Cid Gomes na reunião e Procurador Geral do Estado, a Defensora Pública Geral do Estado, Andréia Coelho e a Procuradora-geral de Justiça, Socorro França, que intermediou as negociações durante a terça-feira.


O governador Cid Gomes não participou pessoalmente da reunião que levou ao fim da greve, e preferiu acompanhar as negociações em anexos do Palácio da Abolição, com as informações sendo repassadas por Fernando Oliveira.

Entre os itens da proposta aceita está a incorporação de um bônus de 859 reais a todos os policiais e bombeiros militares, que antes só era concedido aos trabalhadores do turno noturno, além de um aumento de 7%. O acordo inclui ainda uma redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e a anistia geral de processos abertos contra PMs e Bombeiros desde primeiro de novembro de 2011.

Os grevistas conseguiram também a anulação da decisão judicial assinada na segunda-feira pela desembargadora Sérgia Mirada, que decretava a ilegalidade da greve e multa diária de 500 reais para cada trabalhador que descumprisse a decisão, e de 15 mil para cada sindicato envolvido.
Outros itens da proposta deverão ser contemplados, como a substituição do Código de Disciplina Militar por um Código de Ética, além do reajuste do vale-refeição de 6 para 10 reais.
 
Fonte: Veja

0 comentários:

Postar um comentário