Em uma assembléia realizada na tarde da última terça-feira (31), os policiais militares e os bombeiros ligados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.
Insegurança: Comércio fechou as portas |
Apesar da decisão tomada pela Aspra, a assessoria do comando da PM não reconhece a greve e diz que o órgão funciona normalmente, mesmo com o indicativo de paralisação. O diretor de comunicação da PM Gilson Santiago disse que todas as unidades estão funcionando normalmente. A Aspra é uma das nove associações dos policiais militares na Bahia.
Os policiais reivindicam o cumprimento da lei 7.145 de 1997, com pagamento imediato da GAP V, incorporação da GAP V ao soldo, regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade, cumprimento da lei da anistia e a criação do código de ética, além da criação de uma comissão para discutir um plano de carreira para a categoria.
Abertura de negociações
Em nota divulgada na noite de hoje, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Aopmba), a Associação dos Cabos e Soldados da Bahia (Appm), e Associação Beneficente dos Sargentos, Subtenentes e Oficiais da PM (Absso) informaram que se reuniram com a Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), Marcos Prisco, o qual se declarou aberto ao diálogo.
A convite do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa e do Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro, representantes da entidade e da Absso participaram de uma reunião em que foi sinalizada pelo secretário a abertura das negociações.
A associações foram convidadas para uma reunião, às 9h desta sexta-feira (3), na sede da Secretaria de Segurança Pública. Durante o encontro, serão apresentadas as reivindicações da categoria.
Shoppings e faculdades fecham mais cedo
Alguns shoppings e faculdades de Salvador fecharam mais cedo nesta quinta-feira (2) devido à greve da Polícia Militar (PM). A decisão foi tomada, basicamente, por medo de arrastões e assaltos.
Os shoppings Itaigara, Lapa e Barra fecharam entre 18h30 e 19 horas, todos pelo mesmo motivo: proteção aos funcionários que utilizam o transporte público para voltar para casa. Já os shoppings Salvador, Salvador Norte, Iguatemi e Paralela continuaram funcionando até às 22 horas.
Vale lembrar que todos os shoppings irão funcionar normalmente nesta sexta-feira (3).
As faculdades Unijorge, 2 de Julho, Social, da Cidade e Uefs (Feira de Santana) também cancelaram as aulas e as atividades nesta noite.
Força Nacional e Exército foram convocados
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informou na tarde desta quinta-feira (2) que a Força Nacional de Segurança Pública irá reforçar o policiamento em Salvador. No total, 150 policiais chegam à cidade às 22h e, em 48 horas, devem chegar outros 500.
Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entedimento do governador Jaques Wagner com a presidente Dilma Rousseff.
A informação foi divulgada pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quinta-feira (2), no auditório da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro, também participou da coletiva.
Fonte: Correio 24Horas
0 comentários:
Postar um comentário