quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JUIZ INSPECIONA PRESÍDIO DE PAU DOS FERROS

O Juiz Rivaldo Pereira Neto, da Vara Criminal de Pau dos Ferros, inspecionou no final dessa quarta-feira, 07, as instalações do Complexo Penal Regional. Na ocasião, foram inspecionadas, pessoalmente, pelo magistrado, as guaritas, cozinha, alojamentos, celas, refeitório, instalações elétricas e hidráulicas do estabelecimento prisional. 

Como resultado da inspeção, será feito um relatório circunstanciado que deverá ser encaminhado, nos próximos dias, ao Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, ao Secretário de Estado da Segurança Pública e ao representante do Ministério Público na Comarca, dentre outros órgãos responsáveis pelo sistema penitenciário do Estado.

Na inspeção, foram detectados problemas: nas instalações hidráulicas, que são precárias; esgoto a céu aberto; mato nos arredores do Complexo Penal; infiltrações no refeitório e celas; rede elétrica exposta; linha telefônica desativa por falta de pagamento; péssimas condições de alojamento para policiais que fazer a segurança do estabelecimento prisional; ausência de policiamento na área externa do presídio; guaritas em péssimo estado de conservação, sem proteção contra o sol e a chuva para o Policiais Militares, além de assentos improvisados feitos com tábuas. Encontra-se uma guarita desativada, restando, com isso, “pontos cegos” na vigilância, entre outros problemas.

O Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros é administrado pelos Bacharéis em Direito José Hudson de Aquino Freitas e pelo Vice-Diretor José Diógenes Maia Neto e conta com o apoio de 33 agentes penitenciários. Atualmente abriga 68 apenados em regime fechado, 28 em regime semiaberto e 09 apenados no regime aberto, num total de 105 apenados, distribuídos em 17 celas, excluindo a cela destinada à triagem e a cela destinada ao recolhimento dos reeducandos que trabalham na cozinha. A capacidade máxima permitida é de 95 apenados.

Fonte: Poder Judiciário do RN

Nota: A APRAM tem cobrado uma melhor estrutura de trabalho para os policiais militares que prestam serviço ao sistema penitenciário onde entende que a situação de Pau dos Ferros é a mais preocupante. Esperamos que tal ação resulte em medidas que solucionem os diversos problemas ali existentes para que só então os profissionais tenham um ambiente de trabalho digno e seguro como deve ser.

0 comentários:

Postar um comentário