domingo, 4 de agosto de 2013

DESMILITARIZAR OS MILITARES ESTADUAIS É NECESSÁRIO E URGENTE


Diversos setores da sociedade brasileira estão discutindo a desmilitarização das polícias. Com as atuações dos agentes de segurança pública nas últimas manifestações veio à tona a necessidade de se repensar à formação dos militares frente a confrontos com o cidadão.

O militar estadual no seu período de formação profissional é submetido a uma carga de informações para tirar-lhe a capacidade de atitude diante dos problemas. É instruído a combater o inimigo esquecendo-se de que este é o cidadão que precisa da sua proteção, obedecendo às ordens superiores mesmo contrárias as suas convicções.

Exemplo disso foi o caso Carandiru, onde as ordens foram dadas e executadas de acordo com o regulamento. E, diante dos fatos esses militares foram condenados por cumprir ordens. Se esses militares não cumprissem as ordens seriam punidos por desobediências, desrespeito, insubordinação entre outras acusações. Sem contar que o militar estadual está submetido aos Códigos Penais Civis e Militares sendo punido duas vezes pelo mesmo ato.

Fonte: ABM-RN

0 comentários:

Postar um comentário