sábado, 3 de maio de 2014

REPRESENTANTE DOS PRAÇAS CRITICA COMANDO DA PM NO TOCANTE À ESCALAS COMPULSÓRIAS

Por O Mossoroense - O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM), Soldado Tony Fernandes, esteve na redação do O Mossoroense, onde fez alguns apontamentos em relação às escalas dos policiais militares durante a eleição suplementar que ocorrerá amanhã. O representante militar teceu pesadas críticas ao comando da PM, que teria imposto escalas compulsórias, até mesmo para os policiais de folga.
Segundo Tony Fernandes, o comando da PM impôs escalas compulsórias aos militares, fazendo com que muitos, que deveriam estar de folga no domingo, tenham que trabalhar obrigatoriamente. "Hoje os praças já trabalham 240 horas, mais escalas extras, e por falta de planejamento teremos que trabalhar compulsoriamente? Digo falta de planejamento porque a eleição já era um ato programado, então o comando deveria ter se organizado para preencher essas escalas com antecedência. Nós somos seres humanos, temos direito à folga. Há relatos de policiais que irão trabalhar 36 horas seguidas nessa escala, é desumano", conta Tony Fernandes.
Para o presidente da Apram, atualmente o efetivo do 2º e 12º Batalhão de Polícia Militar está defasado, o que compromete ainda mais a atuação dos policiais. "São cerca de 500 homens atuando, quando a ONU sugere pelo menos mil, de acordo com a população dessa região. Não esperem policiais motivados trabalhando nessa eleição. O rendimento será reduzido justamente por conta dessas dificuldades. Hoje, o que deveria ser opcional, como essas escalas, está sendo compulsório", conta.
Segundo Tony Fernandes, a Associação já acionou a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se reunirá com o comando da PM na próximo segunda (5), para discutir melhorias para a categoria, como a definição de uma carga horária oficial para os policiais, que hoje não existe.
Comando PM
Em contato com o comando da Polícia Militar, do 2º BPM, por meio do seu comandante, tenente-coronel Alvibá Gomes, a reportagem do O Mossoroense foi informada que a convocação dos policiais, mesmo estando de folga é de caráter legítimo, quando se trata de casos que envolva a segurança pública.
"O comando tem a legitimidade, inclusive jurídica de convocar seus policiais militares a qualquer hora e qualquer momento, se necessário. Como se trata de um clamor da segurança pública, a eleição suplementar estamos convocando todos a nossa tropa para dar total tranquilidade no dia do pleito", explicou.

O comandante disse ainda que todos os policiais que vão trabalhar no processo eleitoral vão receber as diárias operacionais. Sobre a insatisfação do presidente da Apram, Tony Fernandes, Alvibá Gomes disse que o comando da PM não foi procurado pela Associação para tratar de qualquer assunto que seja. "Não fomos procurados pela Apram para tratar dos assuntos relacionados à convocação dos policiais para a eleição suplementar", concluiu.


1 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta procurar o comando que não é atendido. Tem legitmidade segunfo a lei militar mas não tem direitos humanos. Há uma promessa de pagamento de diária que gera uma espectativa de recebimento.

Postar um comentário