quarta-feira, 4 de março de 2015

APRAM INICIA PROCESSO PARA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA ASSOCIADOS

Começou em 02 de março e segue até o dia 30 de abril a entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) 2015. Os associados da APRAM podem realizar a entrega da documentação de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00hs, na secretaria da associação (em frente ao 2°BPM). 

A contadora da entidade, Ivonete Carvalho, faz algumas considerações: "Os associados que declararam na APRAM em 2014 e que não alteraram dados bancários, endereço, estado civil e número de filhos basta trazer o informe de rendimentos da fonte pagadora, informe de rendimentos emitido pela agência bancária e comprovantes de aquisição de bens e despesas. Infelizmente o Governo do RN ainda não disponibilizou o informe de rendimentos pela internet o que tem ocasionado uma inquietação dos associados, mas creio que o problema seja solucionado nos próximos dias. É importante que façamos o processo o quanto antes para evitar a sobrecarga dos últimos dias onde o sistema costuma ficar congestionado", declarou. 

As declarações são entregues via internet onde estão obrigadas a realizar tal procedimento as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$26.816,55 (Vinte e Seis Mil, Oitocentos e Dezesseis Reais e Cinquenta e Cinco Centavos) em 2014. Os contribuintes que não entregarem a declaração do imposto de renda no prazo pagam multa mínima de R$ 165,74 ou 1% ao mês sob fração de atraso. Já o contribuinte que cair em malha, deverá pagar o imposto suplementar e mais percentual sobre o valor que a receita federal lançar.

Em caso de novo associado e nunca tenha declarado na APRAM, confira toda a documentação necessária (Cópias) para o envio da declaração do IR 2015:

- CPF;
- Título de eleitor;
- Nome do Banco (com número da conta e agência);
- Comprovante de endereço (Com CEP);
- Comprovante das despesas com saúde e/ou educação;
- Documentos de bens adquiridos em 2014 constando o nome e CNPJ da empresa onde comprou; 
- Relação dos dependentes com data de nascimento. Em caso de dependente com idade superior a 18 anos trazer CPF, Data de Nascimento dos mesmos e informar se estudam ou trabalham. Lembrando que se a esposa trabalhar com carteira assinada não entra no rol dos dependentes;
- Informe de rendimentos emitido por sua agência bancária. Se for cliente do Banco do Brasil poderá emitir tal documento no site pelo link https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp .
- Declaração de rendimentos emitida pelo Governo do RN no endereço http://www.portal.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh/aplicativos/enviados/dirf.asp
- Telefone para Contato.

ATENÇÃO: Devido a grande demanda de trabalho, a APRAM encerrará o recebimento da documentação impreterivelmente até o dia 24/04/2015.

0 comentários:

Postar um comentário