sexta-feira, 5 de outubro de 2012

APROVADO O ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA 112 MUNICÍPIOS DO RN

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para 112 municípios do Rio Grande do Norte, para garantir a ordem pública no dia da eleição no domingo.

O envio de tropas federais tem como finalidade garantir a segurança pública e a normalidade da votação nas eleições. O TSE analisa os pedidos de requisição de força federal com base nas informações encaminhadas pelos TREs sobre a necessidade do auxílio de tropas federais em determinadas localidades para assegurar a ordem pública.

Todos os pedidos são submetidos à manifestação prévia do governador do Estado, que deve informar se concorda ou não com o envio das forças federais. Com base nesse conjunto de dados, o Tribunal decide.Após pedir vista do processo na semana passada para requerer informações ao TRE-RN sobre a necessidade do envio de tropas federais para os 112 municípios potiguares, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, acompanhou, na sessão desta noite, o voto da relatora, ministra Laurita Vaz, pelo deferimento do pedido.

“Chegou-me da Presidência do TRE do Rio Grande do Norte a explicitação das condições, alegando-se quadro de insegurança preocupante, flagrante déficit de efetivo policial, para cumprir exatamente as necessidades, e a descrição pormenorizada [da situação]”, disse a ministra Cármen Lúcia ao votar a favor do pedido.

A presidente do TSE comunicou aos ministros que a governadora do Rio Grande do Norte informou ao Tribunal que aprova a remessa de forças federais ao Estado para manter a segurança pública nesses municípios no dia do pleito. Com a decisão, os 112 municípios potiguares receberão forças federais no próximo domingo.

1.600 militares reforçarão o pleito eleitoral 

Com a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de envio de tropas federais para 112 cidades do Rio Grande do Norte nas eleições municipais do próximo dia 7, o estado passará a ter o segundo maior número de cidades atendidas no país pelo efetivo, atrás apenas do Piauí, com 143.

Um efetivo de 1.600 pessoas do exército, envolvendo militares do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, irá realizar a “Operação de Garantia de Votação e da Apuração”, que vai ter realização durante todo o dia.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário