sexta-feira, 13 de junho de 2014

REPRESENTANTES DOS PRAÇAS DESTACAM A UNIÃO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA A CONQUISTA DA LEI DE PROMOÇÃO E SUBSÍDIO

O ano de 2014 se torna um período histórico para os policiais e bombeiros militares, que após muita luta conquistaram a aprovação da Lei de Promoção de Praças, além da reposição de subsídios dos profissionais responsáveis pela segurança do Rio Grande do Norte. Para os presidentes das associações representativas, a vitória é fruto da união de esforços e ações dos militares potiguares. Foram atos públicos, acampamentos, paralisações, além da vigilância contínua de todo o trâmite dos projetos de lei. “Há mais de cem anos a polícia e os bombeiros precisavam da Lei de Promoção de Praças. Agora, finalmente, quem entra na corporação pode ter a certeza de que terá direito à ascensão e valorização”, comemora Aderlan Medeiros, presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS).

O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar de Mossoró e região Oeste (APRAM), Tony Fernandes, também considera o momento histórico e enfatiza que os avanços devem continuar. “Ainda precisamos lutar pelo novo Código de Ética do Estatuto da PM para garantir mais dignidade aos militares. Queremos o fim da prisão administrativa e também a carga horária definida em lei, ou seja, ainda temos muito a fazer”, defende. Já o presidente da Associação dos Praças da Região Agreste, Heitor Rodrigues, afirma que as duas vitórias geram motivação e reconhecimento aos profissionais que arriscam suas vidas por uma sociedade que dificilmente reconhece seu trabalho.

“Esse é o primeiro passo para a conquista da cidadania plena dos militares estaduais. A partir de agora a promoção será pela capacidade, e não por influência, o que contribui para a autonomia dos heróis da vida real”, comenta Heitor. Para Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados, “união” é a palavra-chave das últimas conquistas, pois segundo ele as tropas andavam desmotivadas e mesmo assim atenderam ao chamado das entidades representativas para as mobilizações. “A partir da união os praças conseguiram a vitória sem retaliações. Isso fica de ensinamento para todos nós, no futuro saberemos qual é o caminho para vencer as próximas lutas”, completa.

O soldado Rodrigo Maribondo, presidente da Associação dos Bombeiros Militares, afirma que a aprovação da Lei de Subsídios dá a tranquilidade de que o governo atual e o próximo irá cumprir com as determinações da reposição em quatro etapas, começando em setembro de 2014 e finalizada em março de 2016. Além disso, espera-se o atendimento da demanda na íntegra, inclusive com a reposição das perdas inflacionárias e o enquadramento dos níveis remuneratórios. Em relação à Lei de Promoção de Praças, Maribondo destaca que é a mais importante porque institui um plano de carreiras e, juntamente com a de Subsídios, o plano de salários para os militares do Estado. “O avanço foi adquirido pela tropa, que agora possui um dispositivo a ser cumprido pelos comandantes”, assegura.

0 comentários:

Postar um comentário