quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

LUTO PELO FALECIMENTO DO SUBTENENTE GIL XAVIER DE LUCENA

A APRAM está de luto. Faleceu o Subtenente Gil Xavier de Lucena, ex-presidente da Associação de Sargentos e Subtenentes (ASSPMBM/RN), cujo histórico de vida mostra sua importância como homem destemido, defensor da liberdade e dos direitos da classe militar. Lucena presidiu a entidade no início dos anos 60, quando liderou a primeira greve da PMRN em 1963, e por isso foi rebaixado e posteriormente excluído das fileiras da corporação.


Com o golpe militar de 1964, mesmo fora do quadro da Polícia Militar, voltou a ser preso no Quartel do Exército e foi solto graças à articulação da ASSEN, através do então Sargento Paulo Lopo Saraiva. Em seguida, prestes a ser preso novamente, foi orientado a fugir do estado e se tornou um clandestino em seu próprio país, por onde rodou para se esconder e fugir dos militares. Nesse período, o Subtenente casou e teve seis filhos, cada um nascido em um estado diferente.

Apenas na década de 1980 Gil Xavier voltou ao RN, entrou na justiça e retornou à PMRN na condição de Subtenente, já na reserva remunerada. Com a lei da anistia, foi promovido recentemente a Capitão com os proventos de Major. Esse é um pequeno resumo da história desse herói da PMRN, pai do Soldado Gil Xavier Terceiro.

“Queremos externar nossos sentimentos pela partida desse homem tão admirado. Pedimos a Deus, neste momento, muita luz e paz pra toda a sua família, confortando os corações e enchendo-os de orgulho pela missão, o engajamento e a dedicação desse herói. Uma pessoa íntegra, que serviu ao seu país e ao seu povo. Homem de coragem que defendeu sua família e nossa instituição policial militar. Seremos eternamente admiradores e reconhecemos a história do pioneiro desbravador das lutas em nossa instituição policial militar, mesmo pagando o preço que "os homens coletivos" precisam pagar. Esteja em paz, Capitão Gil, nos braços do nosso Senhor”, explicita Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM/RN.

0 comentários:

Postar um comentário