terça-feira, 8 de setembro de 2015

MILITARES DE FOLGA EMPREGADOS NO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA TÊM DIREITO À DIÁRIA OPERACIONAL

Por Roberto Barroso¹

Discute-se, no caso em apreço, acerca da legalidade da convocação compulsória dos policiais militares do Estado do Rio Grande do Norte, durante suas folgas, para participar de desfile e realizar a segurança no dia 07 de setembro, bem como se são devidos os pagamentos de diárias operacionais em decorrência de tais convocações.
Infelizmente, o Estatuto da Polícia Militar do RN não trata diretamente a cerca das escalas de serviço da PM, contudo a matéria pode ser analisada pelo estudo do Regulamento Interno e dos Serviços Gerais do Exército Brasileiro – RISG, de forma particular em seus artigos 152, 184 e 185 que esclarecerão que todo militar terá direito a folga entre suas jornadas de trabalho.
Contudo, a própria norma abre a possibilidade de convocação ao serviço durante o período de folga desde que haja necessidade e o interesse público o recomende.
Nesse sentido, foi publicada a Lei Estadual nº 7.754/1999 que garante ao militar o recebimento de diária operacional em caso de ser escalado em sua folga. Sendo a única exceção ao pagamento de tais diárias quando tal convocação decorrer de caráter extraordinário, como catástrofes, grandes acidentes, incêndios, greves, graves perturbações da ordem pública.
O policiamento no dia 07 de setembro, bem como o próprio desfile, é totalmente previsível por parte do comando, logo não ingressa na exceção da regra.
Por conseguinte, o associado que possua interesse em cobrar sua diária operacional deverá procurar a associação munido dos seguintes documentos:
a) Cópia de Carteira de Identidade Militar;
b) Comprovante de Residência;
c) Cópia da última escala de serviço anterior a convocação do dia 07 de setembro;
d) Cópia da convocação do dia 07 de setembro;
e) Assinar procuração.

Após, será realizado pelo jurídico requerimento para pagamento de tais diárias na via administrativa. 

Dúvidas: Soldado Wellington (Diretor Jurídico): 987269007 / 998186132.

1. Roberto Barroso Moura é Advogado para causas Cíveis e Administrativas da Associação de Praças de Mossoró e Região (APRAM)

0 comentários:

Postar um comentário