sexta-feira, 5 de junho de 2015

COMISSÃO ANALISA REFORMA E CRIAÇÃO DE LEGISLAÇÕES PARA MILITARES DO RN A PARTIR DESTA TERÇA (09)


As legislações que tratam da polícia e dos bombeiros militares estaduais irão passar por atualização e outros projetos serão criados a partir desta terça-feira, 09, por uma comissão contratada pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed). O trabalho terá início às 8h30, na Escola de Governo, e será realizado em conjunto com as instituições Polícia e Bombeiros Militares, além de ter participação das associações de oficiais e praças.

Juntos, os gestores e trabalhadores da segurança pública irão elaborar propostas para a criação do Código de Ética dos Militares Estaduais e reformas nas seguintes leis: Estatuto dos Militares Estaduais, Lei de Ordenação Básica da PM (LOB), Lei de Diária Operacional, Lei de Promoção de Praças e Lei de Promoção de Oficiais. Inicialmente, haverá a análise e construção das legislações artigo por artigo, e posteriormente as propostas criadas pela comissão serão encaminhadas para análise jurídica da Consultoria Geral do Estado. Passada essa fase, os projetos de lei serão encaminhados para a Assembleia Legislativa.

As entidades representativas dos militares estaduais estarão envolvidas em todas as etapas desse processo e enxergam com otimismo a iniciativa do governo. As principais demandas da categoria estarão em discussão como a ascensão funcional com ingresso único; ingresso por nível superior; definição de carga horária; assistência à saúde, especialmente psicológica e psiquiátrica; extinção das penas restritivas de liberdade (prisão disciplinar); previdência e remuneração. Essas também são reivindicações em outros estados brasileiros e algumas delas já se tornaram realidade em Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, por exemplo.

O Sargento Eliabe (ASSPMBM/RN) assegura que as associações participarão com firmeza e compromisso para criar leis em prol da valorização profissional. “Esperamos que tudo seja concretizado e saia do papel, pois não adianta apenas manter a retórica e protelar as demandas já reprimidas há muito tempo”, comentou. O Soldado Tony (APRAM) ressalta a importância do momento para a categoria. “Transformar a legislação arcaica que rege as corporações militares é um anseio antigo cujo objetivo é valorizar os profissionais e, consequentemente, garantir maior eficiência ao serviço oferecido à população do nosso estado”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário